Repositório Digital

A- A A+

Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre

.

Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
Autor Rocha, Jussimara de Almeida
Orientador Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Alfabetização
Educação integral
Letramento
Porto Alegre (RS)
Programa Mais Educação.
[en] Integral education
[en] Literacy-literacy
[en] Pedagogical intervention
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.
Abstract This paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and through psychogenetic polls and analysis along with the School Supervision. The results demonstrated that such an experience promoted the advance in the event of reading and writing to students in question, raising qualitatively academic performance.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88090
Arquivos Descrição Formato
000910489.pdf (570.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.