Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Jussimara de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:40Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88090pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and through psychogenetic polls and analysis along with the School Supervision. The results demonstrated that such an experience promoted the advance in the event of reading and writing to students in question, raising qualitatively academic performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracy-literacyen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionen
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleLetralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910489pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples