Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Suzana Moreirapt_BR
dc.contributor.authorForte, Lisiane Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:41Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88092pt_BR
dc.description.abstractEste artigo foi resultado do trabalho de conclusão do curso de Especialização Educação Integral Integrada da Escola Contemporânea da UFRGS e apresenta uma pesquisa que visou refletir sobre a “Gestão Escolar do Programa Mais Educação”. O objetivo central foi investigar as práticas de gestão de uma escola estadual, no município de Alvorada/RS, verificando quais os aspectos que contribuem para que o Programa Mais Educação se efetive e cumpra seus objetivos. Configurou-se como um estudo de caso e a metodologia utilizada foi qualitativa. Foi realizada uma releitura do referencial teórico e documentos oficiais do MEC referentes ao Programa Mais Educação e a coleta de dados se efetivou através de três entrevistas com uma diretora, uma coordenadora do Programa Mais Educação e uma supervisora. O conteúdo empírico resultante das entrevistas foi dividido em categorias e a suas análises procuraram compreender os seus significados à luz do referencial teórico, enfocando o objetivo e problema de pesquisa resultando em conclusões a cerca do assunto, procurando responder ao problema proposto na pesquisa. Através do estudo foi possível perceber que as ações da gestão que contribuíram para o Programa Mais Educação acontecer e cumprir seus objetivos foram: a iniciativa de revisão do PPP, a seleção dos monitores (pessoas da comunidade), a observação do lúdico nos planejamento, as trocas de oficinas visando melhor adequação aos interesses das crianças, ingresso das crianças e dos jovens, a organização dos tempos e dos espaços e orientações do programa para professores e pais, conversas individuais com crianças e pais de esclarecimentos e combinações e relatos sobre o Programa nas reuniões pedagógicas de 15 em 15 dias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAlvorada (RS)pt_BR
dc.titleExperiências de gestão escolar : um estudo de caso em uma escola estadual do município de Alvorada/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910500pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples