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dc.contributor.advisorTitton, Maria Beatriz Pauperiopt_BR
dc.contributor.authorKosmaliski, Barbara Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88096pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se insere no estudo sobre Política Educacional e tem como finalidade um estudo de caso sobre a ampliação do tempo escolar e as ações envolvidas em relação à permanência dos alunos no Programa Mais Educação (PME) numa escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O referido Programa consiste em uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação e visa a universalização do acesso, a redução da evasão, a melhoria nos rendimentos escolares de crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, a sua formação integral. O estudo de caso se debruçou numa pesquisa documental e observação indireta da prática do PME na escola. A pesquisa de campo contou com o acompanhamento das ações que fomentaram a permanência dos alunos no espaço educacional. Neste sentido, contempla o diálogo entre os sujeitos contemporâneos da educação integral e as estratégias utilizadas com as diversas possibilidades que o Programa traz.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.subjectAlvorada (RS)pt_BR
dc.titleRelato do Programa Mais Educação em Alvorada: um estudo de caso numa escola de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910616pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


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