Repositório Digital

A- A A+

A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação

.

A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A música abrindo caminhos : formativas a partir do Programa Mais Educação
Autor Sobczack, Nara Rejane
Orientador Titton, Maria Beatriz Pauperio
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Música
Programa Mais Educação.
Resumo A escola de tempo integral oferece diferentes possibilidades para a expansão das atividades no campo das artes, entre elas a música. Este artigo analisa as oportunidades formativas através de atividades musicais em um programa de ampliação da jornada escolar. O enfoque é especificamente no Programa Mais Educação (PME) e no seu desenvolvimento no Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack, da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. O artigo tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo. As fontes dos dados são documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e observações. O texto apresenta a trajetória das atividades de música na escola desde o início do Programa até o momento atual, analisando cada etapa do caminho percorrido para contribuir na formação integral dos alunos. O artigo refere ainda que a experiência exitosa dessa escola resulta da articulação dinâmica do professor coordenador, potencializando as possibilidades e minimizando as dificuldades na relação com instituições parceiras e na mobilização dos monitores, valorizando seu trabalho comprometido e experiente, bem como considera que a vivência dos alunos nas atividades de música do PME interfere de forma relevante em seus projetos de vida.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88097
Arquivos Descrição Formato
000910597.pdf (299.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.