Repositório Digital

A- A A+

Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre

.

Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um olhar sobre a educação integral na rede municipal de Porto Alegre
Autor Silva, Luciane Pereira da
Orientador Pacheco, Suzana Moreira
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Porto Alegre (RS)
Programa Mais Educação.
Resumo Este artigo traz uma análise sobre o percurso da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre no processo de implementação da Educação Integral. Essa análise busca refletir acerca das ações e políticas implementadas pela secretaria municipal de Porto Alegre (2006-2012), na gestão da Educação Integral, para verificar se existe e de que forma acontece a articulação intersetorial. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e questões em aberto. Foram entrevistadas a coordenadora da Educação Integral (Cidade Escola) da Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica do Conselho Municipal de Educação e a coordenadora da Cidade Escola na escola piloto (na implementação da ampliação da jornada) da Rede Municipal. Além disso, foi feita uma análise documental de Planos Municipais de Educação e Planos Plurianuais da Prefeitura. Através desse estudo foi possível: recuperar a caminhada da Rede Municipal, desde seu processo de reestruturação curricular (1994), tendo sido observado, já naquele momento, conceitos fundantes em Educação Integral; constatar as estratégias escolhidas para possibilitar a formação integral e a ampliação do tempo das crianças envolvidas intencionalmente com suas aprendizagens; evidenciar as relações que a SMED estabeleceu com instituições públicas e privadas, assim como com o Programa Mais Educação, MEC/SECAD, a fim de possibilitar o aumento da jornada dos estudantes. Constatou-se, então, que intersitorialidade e Educação Integral em jornada ampliada são conceitos imbricados; cabe, porém, ressaltar a relevância da manutenção da centralidade da escola, a articulação com amplos setores da sociedade organizada e a urgência da atualização do Plano Municipal de Educação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88099
Arquivos Descrição Formato
000910530.pdf (527.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.