Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.contributor.authorMadalena, Débora da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88101pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão analisa experiências de ensino com jovens e adultos surdos, a partir de contexto de educação bilíngue. O interesse pelo tema surge da prática docente da autora realizada no estágio do curso de Pedagogia da UFRGS, onde vivenciou práticas de ensino-aprendizagem significativas. O estudo tem caráter qualitativo. Analisou-se vídeos, produzidos pela autora, a contação de história dos alunos e o relatório de estágio selecionando-se as propostas que aperfeiçoaram as práticas de ensino na EJA com surdos. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos, das totalidades iniciais de EJA, de uma escola municipal de Porto Alegre. Os autores adotados como referência teórica para Educação de Jovens e Adultos foram Anézia Vieiro (2008) e Maria Clara Dipierro (2001); na área dos estudos surdos, bilinguismo e cultura surda Carlos Skliar (2013), Lodenir Becker Karnopp (2005), Gládis Perlin (2005) e Karin Strobel (2008 e 2009); na discussão de tessituras de conhecimento Inês Barbosa de Oliveira (2007) e narrativas Rosa Hessel Silveira (2005). As práticas de aquisição linguística de sinais, através da narrativa, tornaram-se uma construção coletiva onde todos os contadores puderam não somente narrar, mas com o suporte da literatura, construir de seus próprios conhecimentos. Conclui-se assim que o exercício do ensino-aprendizagem utilizando-se de narrativas associadas às marcas culturais da surdez (LIBRAS e identidade visual) oportuniza uma aprendizagem para além dos limites do espaço escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleLeitura de mundo, leitura da palavra em EJA : prática pedagógica de narrativas com jovens e adultos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912071pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples