Representações de professores sobre o Mais Educação
dc.contributor.advisor | Tonini, Ivaine Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Gama, Ana Otilia da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-01T01:54:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88105 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta do presente trabalho teve como objeto de pesquisa um questionário para saber qual é o entendimento que os professores e gestores de uma escola da rede pública municipal de Sapucaia do Sul tem a respeito do Mais Educação. Contei com o apoio de 20 professores num total de 33 atuantes na escola. A pesquisa foi baseada na avaliação dos questionários e observações durante um ano no dia a dia escolar. Como o projeto foi implantado nesse tempo deu para observar através dos instrumentos os prós e contras da implantação bem como as distorções e pré-conceitos que surgem ao longo do processo. A inspiração de estudo veio advinda das dúvidas e incertezas que ouvia de alguns colegas na escola em conversas informais a respeito do que é o Mais Educação, sua importância, influência no cotidiano escolar e suas implicações na mesma. As contribuições, divulgações, estratégias todo o caminhar de um processo que tem um intuito muito nobre: tirar as crianças do risco de vulnerabilidade e dar a elas as mesmas chances e condições que qualquer criança tem, o direito à educação. Direito este garantido em lei. Se queremos, uma sociedade, mais justa, temos que dar condições para que isso ocorra. É importante ressaltar que o presente estudo permitiu, ainda, analisar, paralelamente a visão que os professores e gestores tem a respeito do projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação. | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | Representações de professores sobre o Mais Educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000910378 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Integral Integrada | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)