Repositório Digital

A- A A+

A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação

.

A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educação
Autor Menegotti, Eliane Helena
Orientador Santaiana, Rochele da Silva
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Aprendizagem
Educação integral
Políticas públicas
Programa Mais Educação.
Resumo O presente artigo aborda os efeitos do Programa Mais Educação, na constituição do aluno e de suas aprendizagens, na escola contemporânea, junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os municípios assumiram uma grande importância na oferta dos serviços educativos, resultado de políticas de descentralização educacional. No caso brasileiro, esse processo se expressa na responsabilidade dos municípios em assegurar o atendimento e o financiamento educacional. O estudo foi realizado a partir de coleta de dados com levantamento bibliográfico, análise da legislação e entrevista aos professores. Procurou compreender como a garantia dos direitos educacionais efetiva-se numa escola pública do município de Viamão/RS. O tratamento desses dados foi enriquecido por outras fontes, como os Censos do INEP-MEC, em busca de números referentes às matrículas totais e de alunos participantes do Programa, atendidos pelas instituições públicas que evidenciassem o quadro de educação até o ano de 2012, e outras informações coletadas junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Constatou-se que, na escola estudada, as iniciativas de ampliação da jornada escolar requerem um planejamento específico. Tal processo, por sua vez, está condicionado ao desempenho efetivo do trabalho escolar, direcionado ao 1º ciclo de alfabetização. Isso é fundamental, para que se possa pensar em intervenções, capazes de integrar o desenvolvimento da oficina de letramento e alfabetização, e os avanços nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos participantes no turno regular.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88110
Arquivos Descrição Formato
000910458.pdf (309.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.