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dc.contributor.advisorSantaiana, Rochele da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMenegotti, Eliane Helenapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88110pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda os efeitos do Programa Mais Educação, na constituição do aluno e de suas aprendizagens, na escola contemporânea, junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os municípios assumiram uma grande importância na oferta dos serviços educativos, resultado de políticas de descentralização educacional. No caso brasileiro, esse processo se expressa na responsabilidade dos municípios em assegurar o atendimento e o financiamento educacional. O estudo foi realizado a partir de coleta de dados com levantamento bibliográfico, análise da legislação e entrevista aos professores. Procurou compreender como a garantia dos direitos educacionais efetiva-se numa escola pública do município de Viamão/RS. O tratamento desses dados foi enriquecido por outras fontes, como os Censos do INEP-MEC, em busca de números referentes às matrículas totais e de alunos participantes do Programa, atendidos pelas instituições públicas que evidenciassem o quadro de educação até o ano de 2012, e outras informações coletadas junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Constatou-se que, na escola estudada, as iniciativas de ampliação da jornada escolar requerem um planejamento específico. Tal processo, por sua vez, está condicionado ao desempenho efetivo do trabalho escolar, direcionado ao 1º ciclo de alfabetização. Isso é fundamental, para que se possa pensar em intervenções, capazes de integrar o desenvolvimento da oficina de letramento e alfabetização, e os avanços nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos participantes no turno regular.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educação.pt_BR
dc.titleA relação entre a aprendizagem e a participação do aluno contemporâneo no Programa Mais Educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


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