Repositório Digital

A- A A+

Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral

.

Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações sociais de professores do terceiro ciclo da rede municipal de Porto Alegre/RS com relação à educação integral
Autor Silva, Letícia Fonseca da
Orientador Marques, Tânia Beatriz Iwasko
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Educação integral
Porto Alegre (RS)
Programa Mais Educação.
Terceiro ciclo
[en] Cidade Escola
[en] Integral education
[en] Mais Educação
[en] Social representations
Resumo Sete professores do terceiro ciclo da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre-RS forneceram informações sobre os programas de Educação Integral através de uma adaptação do método clínico piagetiano com uso de histórias. A partir destes dados, as representações sociais destes professores sobre a Educação Integral puderam ser observadas. Destaca-se a importância que eles dão aos programas, apesar de demonstrarem um dualismo entre turno/contraturno e prazer/estudo; necessidade de aprimorar a gestão democrática; a visão que têm dos alunos priorizando aspectos negativos; a ausência de percepção quanto à importância de seu papel no sucesso dos programas.
Abstract Seven teachers of the third cycle of the municipal elementary school in Porto Alegre-RS provided information about Integral Education programs by adapting the Piagetian clinical method with the use of stories. From these data, the social representations of these teachers on Integral Education could be observed. Highlights the importance they give to the programs, although they showed a dualism between shift/backshift and pleasure/study; must to improve the democratic management; their vision of prioritizing students negatives aspects, lack of conscience about own importance in the success of the education programs.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88114
Arquivos Descrição Formato
000909924.pdf (172.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.