Repositório Digital

A- A A+

Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA

.

Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conviver cultural : emoções e representações do estágio de docência em EJA
Autor Machado, Joseane Haag
Orientador Genro, Maria Elly Herz
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Convivência
Docência
Educação de jovens e adultos
Emoções
Estágio curricular
Resumo O estágio de docência obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS se caracteriza por ser um momento singular na trajetória das acadêmicas, e traz consigo muitas inquietações, dúvidas e expectativas que surgem de textos e teorias, discursos e exigências. Em meio a documentos, a procura de escolas, a planejamentos de aulas emergem muitas emoções e representações vindas de histórias de vidas singulares e, ao mesmo tempo, simbolicamente iguais. Nessa perspectiva, serão apresentados conceitos específicos acerca das emoções e representações culturais que partem dos estudos do professor chileno Humberto Maturana para analisar quais os sentimentos que surgem em aprendizes de professora no Estágio de Docência em EJA.Os documentos analisados foram os relatórios de estágio na Educação de Jovens e Adultos de sete acadêmicas do Curso de pedagogia 2013/1, bem como, os seus diários de classe e relatos feitos ao longo das aulas de seminário de docência. Quando adentramos o estágio de docência nossas emoções se chocam com nossa crença da racionalidade que traz a base em teorias e discursos, mas que fogem ao controle frente às demandas emocionais, existenciais, experienciais que fluem da condição do estar estagiária. Entendermos nossa condição de seres humanos racionais/emocionais nos permite uma percepção fantástica que nos aguarda no conviver humano, que mais que um simples viver, é experiencial, e que nos conduz ao ensinar/aprender conforme nós conduzimos o viver/experimentar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88118
Arquivos Descrição Formato
000912055.pdf (1.689Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.