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dc.contributor.advisorLagemann, Eugeniopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Júlio César Vieira dapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:19:18Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8811pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação descreve e analisa como a Caixa Econômica Federal, na busca da melhoria dos sistemas de controles internos para atender as orientações do Comitê da Basiléia, encontra, na adaptação de um modelo da indústria elétrica dos EUA, a inspiração para criar o seu modelo - "atividades de retaguarda". As atividades de retaguarda, exercendo a “função compliance”, ou conformidade, têm a tarefa de executar o trabalho em cada célula ou agência, de forma rotineira e permanente, sendo responsáveis por monitorar, comunicar e assegurar que, de maneira transparente, as diversas unidades da instituição estejam respeitando as regras aplicáveis a cada negócio. Além disso, a elas também compete minimizar a variância entre os resultados esperados dos resultados registrados. Esse modelo segregou as atividades em “alto contato com o cliente” e “baixo contato com o cliente” em suas agências, codificou procedimentos, dividiu responsabilidades e, em conjunto com as outras áreas que formam os pilares da governança corporativa, aumentou o processo de "gestão de controle" e diminuiu o risco operacional.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation describes and analyzes how the financial Brazilian institution – Caixa Econômica Federal – searching for improvements of internal systems to answer orientations from “Basiléia” Committee, finds in the adaptation of an electrical industrial model from the U.S.A. inspiration to create its model – “Rearguard Activities”. “Rearguard Activities”, exerting Function of Compliance or conformity, have the task to execute the work each cell or agency routinely or permanently, being responsible to check, communicate and ensure in a transparent way several that units of this Institution respecting applicable rules to each business and minimize at variance among expected results from registered results. This model has segregated activities in “High Contact with the Customer” and “Low Contact with the Customer” in its agencies. It has codified procedures, shared responsibilities and in a joint with other areas that make Pillars Governing corporation has increased the process of “Management of Control” and decreased the operational risk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplianceen
dc.subjectCaixa Econômica Federal.pt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectConformityen
dc.subjectSupervisão bancáriapt_BR
dc.subjectControlen
dc.subjectResultsen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectCustomeren
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.titleUma análise das atividades de retaguarda nas agências da Caixa Econômica Federal e a "função compliance"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000589420pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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