“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento n ...
O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar se e como a sucata é utilizada e quais seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para isto, realizei entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e um professor que atuam em uma escola pública de Educação Infantil de Porto Alegre. Buscando um maior aprofundamento na temática escolhida, recorri a autores como: Marina Machado, Lev Vygotsky e Janet Moyles, que discutem, respectivamente, a função da sucata, da imaginação e da criatividade na Educação Infantil. Com base nos dados coletados, constatei que os professores possuem lembranças de uso de sucata em casa, tendo poucas e limitadas experiências com esse material na escola. Também observei alguma contradição entre a importância a ela atribuída e a descrição de sua utilização na sala de aula, já que, em geral, ela é deixada fora do alcance das crianças. Por fim, para melhor compreender a posição dos professores em relação ao uso da sucata, examinei sua própria concepção a respeito. Tais achados levam-me a concluir que os educadores necessitam ser mais estimulados ao uso da sucata na Educação Infantil, já que ela é importante recurso para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, fazendo com que a criança seja um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License