Repositório Digital

A- A A+

Corpos que se educam através do movimento na dança de salão da Educação Integral

.

Corpos que se educam através do movimento na dança de salão da Educação Integral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corpos que se educam através do movimento na dança de salão da Educação Integral
Autor Barbian, Marciane Maria
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Assunto Corpo
Dança
Educação integral
Programa Mais Educação.
[en] Ballroom dancing
[en] Body
[en] Integral education
Resumo Este artigo trata de uma oficina de dança em uma escola de Educação Integral e busca questionar se a dança de salão contribui para a educação dos corpos das crianças. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a professora responsável pela oficina de dança. O material empírico foi produzido utilizando ferramentas inspiradas na etnografia e é composto por: entrevistas narrativas, fotografias, filmagens e observação participante do grupo da dança de salão. O conceito de corpo foi central para as análises e é compreendido como uma construção que se dá pela cultura e pelo meio social em que vive o sujeito. O estudo possibilitou verificar que a instituição escolar pesquisada conseguiu exercer certo grau de controle sobre os corpos dos sujeitos pesquisados por meio da dança. Ou seja, a dança de salão tem contribuído para melhor controlar e governar os corpos das crianças para que se tornem socialmente mais adequados.
Abstract This article deals with a dance workshop at an Integral Education school and tries to question if ballroom dancing contributes to the education of children’s bodies. The research was conducted at a state school in Porto Alegre/RS, with students in the early years of elementary school and the teacher responsible for the dance workshop. The empirical material was produced using tools inspired on ethnography and comprises: narrative interviews, photos, footages and participant observation of the ballroom dancing group. The concept of body was central to the analysis and it is understood as a construction that happens though the culture and the social environment in which the individual lives. The study allowed to verify that the school researched was able to exercise some kind of control over the bodies of the subjects studied through dance. In other words, ballroom dancing has contributed to a better control and to govern the children’s bodies to become more appropriate socially.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/88121
Arquivos Descrição Formato
000912330.pdf (173.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.