Repositório Digital

A- A A+

Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental

.

Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vida é saber viver : marcas do contexto social nas produções textuais de alunos do ensino fundamental
Autor Munhoz, Lisiane Mateus
Orientador Collares, Darli
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Contexto social
Poesia
Produção de textos
Resumo A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta como foco de análise os poemas que os alunos do segundo ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre construíram durante o ano letivo de dois mil e doze. Tem como objetivo verificar marcas da experiência na família e na escola, nas produções desses alunos, inferindo as implicações dessas relações na constituição do sujeito. O aporte teórico metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa do tipo análise documental. Este estudo está ancorado nos estudos de LARROSA (2002), FREIRE (1996), DALLA ZEN (1997), MATURANA (2002) e outros. A partir das análises desenvolvidas destaca-se a importância da família e da escola nas aprendizagens e relacionamentos, deixando evidente o quanto as instâncias sociais contribuem para a construção de sentidos e significados pelo sujeito.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88132
Arquivos Descrição Formato
000911530.pdf (1.145Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.