Repositório Digital

A- A A+

Interfaces entre Universidade e escola : narrativas de professoras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em uma escola de Porto Alegre

.

Interfaces entre Universidade e escola : narrativas de professoras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em uma escola de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interfaces entre Universidade e escola : narrativas de professoras sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID em uma escola de Porto Alegre
Autor Polo, Ana Cristina
Orientador Almeida, Dóris Bittencourt
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escola
Identidade
Professor
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Resumo O presente estudo se propõe a investigar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em seu subprojeto Pedagogia, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A escolha dessa temática aconteceu devido à participação da pesquisadora neste Programa. O objetivo do estudo é investigar como o trabalho do PIBID Pedagogia é percebido pelas docentes da instituição e, em alguma medida, conhecer quem são essas professoras. Para discutir sobre formação de professores, foram utilizados os seguintes autores: Antônio Nóvoa, que teoriza sobre desprofissionalização e identidade docente, José Gimeno Sacristán que discute sobre a relação entre teoria e prática. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se como instrumento para a produção de dados para a pesquisa um questionário aplicado com as docentes da escola pesquisada e, na sequência, entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras das turmas em que o PIBID atua diretamente, assim como com a supervisora do Projeto na escola. A partir dos dados produzidos através das duas ferramentas metodológicas utilizadas, infere-se que a maioria das professoras desconhece o PIBID e seu funcionamento na escola, porém, consideram um Projeto relevante para que o diálogo entre escola e Universidade aconteça. Essas informações apareceram especialmente nas entrevistas realizadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88133
Arquivos Descrição Formato
000911533.pdf (961.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.