Repositório Digital

A- A A+

Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras

.

Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras
Autor Gimenes, Cristiane Camargo
Orientador Almeida, Dóris Bittencourt
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Escola
Identidade
Professor
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Resumo Este trabalho aborda a formação docente na contemporaneidade e seus entrelaçamentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. As motivações para a escolha e desenvolvimento da pesquisa estão relacionadas à inserção da investigadora com o PIBID durante a graduação. A partir das narrativas de algumas bolsistas egressas, a investigação se propôs a buscar as possíveis marcas da formação vivenciadas no Programa e discutir em que medida o Projeto colaborou na formação dessas professoras. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza como um estudo de caso, pois se trata de um grupo delimitado a ser investigado. O recurso utilizado para a empiria foi a entrevista semiestruturada com questões que orientaram a investigação. Os parceiros teóricos que apoiaram o estudo são: Antônio Nóvoa e Maria Helena Cavaco sobre formação docente e sobre docência compartilhada foram importantes as leituras de Traversini; Xavier; Rodrigues; Dalla Zen e Santos. Os resultados da pesquisa indicam que o Projeto deixou marcas na formação dessas professoras, entre elas, o desenvolvimento da autonomia, o valor das atividades de cunho formativo, especialmente considerando as aproximações da temática indígena, e a docência compartilhada como um apoio e reconhecimento da eficiência dessa prática em sala de aula.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88134
Arquivos Descrição Formato
000911536.pdf (437.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.