Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrohs, Glaucia Helena Mottapt_BR
dc.contributor.authorMeireles, Fabiele Jardimpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88135pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911542pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples