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O direito à educação infantil : uma viagem pelas políticas curriculares nos contextos educacionais do Brasil e da Espanha

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O direito à educação infantil : uma viagem pelas políticas curriculares nos contextos educacionais do Brasil e da Espanha

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Título O direito à educação infantil : uma viagem pelas políticas curriculares nos contextos educacionais do Brasil e da Espanha
Autor Soares, Gisele Rodrigues
Orientador Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Brasil
Currículo
Educação infantil
Espanha
Infância
[es] Brasil y España
[es] Currículo
[es] Educación infantil
Resumo O trabalho analisa as concepções de Infância e de Currículo presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, DCNEI/2009) e no Real Decreto (ESPANHA, DEC. nº 1630/2006). Estabelece relações entre a trajetória desses conceitos, evidenciando aproximações e especificidades dos dois países a partir de uma contextualização sociopolítico-econômica. A metodologia envolveu análise documental e legislativa, sistematizando dados relativos à oferta de Educação Infantil no Brasil e na Espanha, nas décadas de 1990, 2000 e 2010, a partir de Censos Educacionais. Os resultados mostraram que no plano legal a garantia do direito e o reconhecimento desta etapa educativa se deram em processos semelhantes nos dois países. A primeira sub-etapa da educação infantil brasileira (Creche), e o correspondente 1º ciclo da Educação Infantil espanhola tiveram ampliação significativa de oferta no período analisado, ainda que insuficiente, consideradas as metas estabelecidas. O segundo ciclo, de caráter voluntário na Espanha, está perto da universalização, com 97% de atendimento (INE/ES 2010, MECD, 2010), enquanto a pré-escola no Brasil atingiu aproximadamente 80% da população de 4 e 5 anos (INEP 2010, IBGE 2010). O estudo documental evidenciou diferenças em termos de organização curricular na Educação Infantil, próprias às peculiaridades dos contextos locais, e algumas divergências teóricas a respeito das concepções de Infância e Currículo nos documentos dos países estudados.
Resumen El estudio analiza los conceptos de niñez y de currículo presentes en las Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, DCNEI/2009) y en el Real Decreto (ESPAÑA, DEC, nº 1630/2006). Plantea relaciones entre la trayectoria de esos conceptos, mostrando acercamientos y especificidades de los dos países a partir de un contexto socio-político y económico. Para esto, se adotaron dos procesos metodológicos: se realizó un análisis de los documentos y de la legislación brasileña y española y se buscó una sistematización de los datos acerca de la oferta de educación infantil en Brasil y España en las décadas de 1990, 2000 y 2010 a partir del Censo de la Educación. Los resultados revelaron que la garantía legal del derecho y el reconocimiento de esta etapa educativa se llevaron a cabo en procesos similares en ambos países. La oferta para la primera subetapa de la educación de los niños brasileños (Creche) y para el correspondiente 1º ciclo de la Educación Infantil española tuvieron una importante expansión en el período – aunque insuficiente si se lleva en cuenta las metas establecidas. El segundo ciclo, de carácter voluntario en España, es casi universal, teniendo en cuenta que atiende 97% de los niños (INE/ES 2010, MECD, 2010), mientras que el pre-escolar en Brasil alcanzó aproximadamente el 80% de la población con edad entre 4 y 5 años (INEP 2010 IBGE 2010). El estudio teórico reveló diferencias en la organización curricular de la educación infantil, propias de las peculiaridades de los contextos locales, y algunas diferencias teóricas a respecto de los conceptos de niñez y currículo en los documentos de los países estudiados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88136
Arquivos Descrição Formato
000911549.pdf (597.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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