Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bruna Lislie dospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:45Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88137pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo refletir sobre as representações que as crianças, de uma turma de Jardim B, em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Porto Alegre, possuem a respeito de suas lembranças de vida. A perspectiva teórica que embasa este trabalho se pauta nos estudos realizados por Kramer, Collares, Freire, entre outros. O aporte metodológico, de cunho qualitativo, caracteriza-se pela análise dos seguintes documentos: diários de classe, relatórios de estágio produzidos ao longo de 15 semanas, onde foram registrados todos os projetos desenvolvidos com as crianças, bem como suas falas e reações no decorrer do trabalho do estágio proposto. Como conclusão, destaca-se que as crianças, através de suas lembranças, deixam evidente a importância de se criar, na escola, espaços de tempo nos quais suas falas possam significar-se como fundamentais. Destaca-se, ainda, o quanto as lembranças das crianças são constituídas e constituidoras de aprendizagens, relações de afeto, desenvolvimento da sensibilidade na elaboração de si.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.title“Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples