Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adriana Ferraz dospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:45Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88139pt_BR
dc.description.abstractO uso de tecnologias digitais na educação vem ganhando espaço nas instituições de ensino, que buscam a modernização tecnológica de seus espaços e processos educativos. Mas para fazer um bom e correto uso destas tecnologias, não basta apenas informatizar os processos e espaços educativos, modernizando-os. É preciso, sobretudo, qualificar os profissionais que atuam na área da educação para que se disponha em sala de aula de educadores aptos e devidamente capacitados no fazer didático-pedagógico tecnológico. A partir desta problemática, os objetivos deste trabalho buscam analisar os objetos educacionais produzidos em uma disciplina eletiva da UFRGS, cuja temática aborda o uso de mídias e tecnologias digitais em espaços escolares, a fim de compreender a apropriação dos professores em formação dos conceitos abordados, além de refletir sobre a potencialidade pedagógica da Educomunicação na autoria de objetos educacionais e problematizar a formação de professores a partir dos usos de tecnologias digitais. As abordagens teóricas apresentam os referenciais pertinentes ao estudo, sendo a teoria da Educomunicação, por Ismar Soares, a principal referencia. A metodologia contempla um diagnóstico dos objetos educacionais com base em categorias analíticas formuladas em torno dos conceitos envolvidos. O resultado das análises sugere um significativo engajamento dos alunos para com as propostas da disciplina e a apropriação satisfatória dos principais conceitos e princípios da Educomunicação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores e a construção de objetos educacionais no âmbito educomunicativo: fundamentos e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples