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dc.contributor.advisorRangel, Annamaria Pífferopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Odila Simone Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88140pt_BR
dc.description.abstractA relevância do jogo no processo de alfabetização tem sido demostrado por diversos autores pois, conforme estudiosos, o jogo é um instrumento didático de suma importância nas práticas educativas em sala de aula, e possibilita aos alunos grandes benefícios no desenvolvimento intelectual e cognitivo, servindo de estímulo para suas relações interpessoais, que são peças fundamentais no processo de ensino aprendizagem. Mesmo assim, o que se observa é que a maioria dos professores faz um uso muito limitado dos jogos em sala de aula e geralmente, quando o jogo é introduzido ele é feito da mesma forma que a aula magistral, ou seja, o professor decide quando e qual o jogo será realizado. Todos os alunos da turma devem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo. Esta pesquisa está baseada num estudo de caso onde se procura verificar qual o diferencial na prática pedagógica de uma professora da rede estadual de ensino, que há três anos consegue alfabetizar praticamente toda a turma do primeiro ano usando como ferramenta didática os jogos específicos para a alfabetização. O interesse por este tema surgiu a partir da vivência com turmas de alfabetização nos anos iniciais durante as semanas de mini- práticas docentes e estágio curricular ocorridos durante o curso de pedagogia, onde pude observar que muitas vezes as dificuldades e a falta de interesse dos educandos durante o processo de alfabetização podem ser intensificadas pelos educadores, ao utilizar uma metodologia inadequada e por não repensar suas práticas pedagógicas. Os alunos necessitam de práticas desafiadoras que lhes motivem. Como denotam as pesquisas de Aguiar(2001) o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Normalmente as crianças gostam de aprender e de fazer todos os exercícios propostos, e quando isso não acontece é porque alguma coisa não está indo bem. Passou-se então à procura de uma professora que tivesse um alto índice de aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental para ver como decorria sua aula. Foi realizado um estudo de caso numa sala de aula onde a professora dedica diariamente a primeira hora do dia para que os alunos escolham livremente os jogos que desejam. Nesta turma foi realizada observação em sala de aula, entrevista sobre a que ela atribui esse sucesso na aprendizagem de seus alunos e análise dos tipos de jogos confeccionados por ela. A presente pesquisa foi realizada no período de agosto a outubro do mesmo ano.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.titleUso e confecção de jogos pedagógicos para alfabetização : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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