Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.contributor.authorDutra, Tiago Campospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:46Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88141pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos egressos da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 e 2007, objetivou problematizar o lugar do professor-homem junto à Escolarização Inicial. Para tanto, valeu-se das narrativas (SILVEIRA, 2005) desses cinco homens, desde o estágio obrigatório até a situação presente, na direção de discutir como eles construíram suas trajetórias docentes num contexto predominantemente feminino (LOURO, 1997) como aqueles da Faculdade de Educação e da Educação Básica dos anos iniciais. A escolha desta temática deu-se tanto pela minha própria trajetória como acadêmico do curso de Pedagogia, quanto pela constatação de que eu seria o único homem a se formar na turma 2013/2. Isso me fez considerar a importância de contribuir com elementos que pudessem vir a tensionar a formação dos pedagogos, tanto durante a graduação quanto, posteriormente, nas instâncias de trabalho. A título de considerações finais, vejo que as vivências narradas pelos sujeitos da pesquisa podempt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.titleDo monstro à referência : ser professor homem na escolarização inicial – narrativas da experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples