Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUberti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorHugo, Maéli Martinspt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:52Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88154pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe-se a aprofundar os estudos sobre a construção da identidade docente do licenciando em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir da leitura de relatórios e documentos referentes ao período de prática pedagógica realizados durante o curso, foram analisados os discursos de alunas que se encontram em fase de conclusão de curso. Proporcionando momentos de reflexão sobre suas trajetórias acadêmicas, as participantes foram incentivadas a retomar a leitura dos seus relatos de prática e, por meio de entrevistas, expor suas percepções. Com embasamento nos estudos de Pimenta e Tardif sobre o professor reflexivo, esta investigação objetivou aprofundar os estudos sobre os conhecimentos construídos no curso de Pedagogia e sua relação com outras experiências educacionais dos licenciandos para a formação da sua identidade docente. Pretendeu, também, compreender como os alunos veem sua trajetória até a construção de um “ser professor” e verificar se é possível identificar um momento do curso considerado marcante para a formação da identidade docente dos alunos. A partir dos dados analisados, foi possível perceber que os estudos realizados no curso, as experiências práticas vivenciadas e proporcionadas pelo currículo, a busca pessoal por conhecimentos específicos sobre suas área de interesse e a prática pedagógica em escolas, são fatores fundamentais para a formação da identidade docente e do licenciando em Pedagogia da UFRGS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleExperiências no curso de pedagogia : de que formação estamos falando?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples