Repositório Digital

A- A A+

Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?

.

Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
Autor Xavier, Liliane
Orientador Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Brinquedoteca
Formação
Pedagogia hospitalar
Professor
Resumo Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88158
Arquivos Descrição Formato
000911211.pdf (344.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.