Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegre

.

Tecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegre
Autor Martinevski, Juliana Seffrin
Orientador Felipe, Jane
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ciberespaço
Formação
Pesquisa
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho tem como objetivos verificar como professores/as de duas escolas de línguas de Porto Alegre utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhor desenvolver seu trabalho, bem como de que forma percebem os resultados do uso das mesmas no aprendizado dos/as alunos/as. As análises se pautam em contribuições teóricas de Pierre Lévy (1999), Wim Veen e Ben Vrakking (2009) e Edvaldo Couto e Valdirene Silva (2012), dentre outros. Partindo do conceito de ciberespaço, analisa-se a importância da inserção de diferentes TICs na educação, para facilitar o trabalho docente, produzindo aprendizagens mais significativas para os alunos/as. O estudo é de caso, de cunho quantitativo e utilizou como metodologia um questionário enviado a docentes que ministram aulas de inglês em duas escolas de idiomas, com o intuito de saber como utilizam as TICs, seus principais benefícios e dificuldades no uso delas. A análise dos dados mostrou que os/as professores/as da nova geração de alunos (Homo Zappiens) têm demandado o uso cada vez maior de TICs diversificadas e atrativas como recurso de ensino-aprendizagem. Porém, as instituições nem sempre proporcionam formação aos docentes e não investem em equipamentos modernos e adequados às necessidades da clientela, apesar de se tratar de escolas privadas. Também é importante considerar as diferentes faixas etárias que a escola atende, possuindo demandas distintas e uma maior ou menor familiaridade com os recursos tecnológicos disponíveis.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88159
Arquivos Descrição Formato
000911280.pdf (359.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.