Tecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinevski, Juliana Seffrin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88159 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivos verificar como professores/as de duas escolas de línguas de Porto Alegre utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhor desenvolver seu trabalho, bem como de que forma percebem os resultados do uso das mesmas no aprendizado dos/as alunos/as. As análises se pautam em contribuições teóricas de Pierre Lévy (1999), Wim Veen e Ben Vrakking (2009) e Edvaldo Couto e Valdirene Silva (2012), dentre outros. Partindo do conceito de ciberespaço, analisa-se a importância da inserção de diferentes TICs na educação, para facilitar o trabalho docente, produzindo aprendizagens mais significativas para os alunos/as. O estudo é de caso, de cunho quantitativo e utilizou como metodologia um questionário enviado a docentes que ministram aulas de inglês em duas escolas de idiomas, com o intuito de saber como utilizam as TICs, seus principais benefícios e dificuldades no uso delas. A análise dos dados mostrou que os/as professores/as da nova geração de alunos (Homo Zappiens) têm demandado o uso cada vez maior de TICs diversificadas e atrativas como recurso de ensino-aprendizagem. Porém, as instituições nem sempre proporcionam formação aos docentes e não investem em equipamentos modernos e adequados às necessidades da clientela, apesar de se tratar de escolas privadas. Também é importante considerar as diferentes faixas etárias que a escola atende, possuindo demandas distintas e uma maior ou menor familiaridade com os recursos tecnológicos disponíveis. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Tecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911280 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)