Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFelipe, Janept_BR
dc.contributor.authorMartinevski, Juliana Seffrinpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88159pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivos verificar como professores/as de duas escolas de línguas de Porto Alegre utilizam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhor desenvolver seu trabalho, bem como de que forma percebem os resultados do uso das mesmas no aprendizado dos/as alunos/as. As análises se pautam em contribuições teóricas de Pierre Lévy (1999), Wim Veen e Ben Vrakking (2009) e Edvaldo Couto e Valdirene Silva (2012), dentre outros. Partindo do conceito de ciberespaço, analisa-se a importância da inserção de diferentes TICs na educação, para facilitar o trabalho docente, produzindo aprendizagens mais significativas para os alunos/as. O estudo é de caso, de cunho quantitativo e utilizou como metodologia um questionário enviado a docentes que ministram aulas de inglês em duas escolas de idiomas, com o intuito de saber como utilizam as TICs, seus principais benefícios e dificuldades no uso delas. A análise dos dados mostrou que os/as professores/as da nova geração de alunos (Homo Zappiens) têm demandado o uso cada vez maior de TICs diversificadas e atrativas como recurso de ensino-aprendizagem. Porém, as instituições nem sempre proporcionam formação aos docentes e não investem em equipamentos modernos e adequados às necessidades da clientela, apesar de se tratar de escolas privadas. Também é importante considerar as diferentes faixas etárias que a escola atende, possuindo demandas distintas e uma maior ou menor familiaridade com os recursos tecnológicos disponíveis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleTecnologias como ferramentas de aprendizagem : o caso de duas escolas particulares de línguas em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples