Repositório Digital

A- A A+

“Estou na EJA. E agora?" : critérios para a transferência de jovens "do diurno" para "o noturno"

.

“Estou na EJA. E agora?" : critérios para a transferência de jovens "do diurno" para "o noturno"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Estou na EJA. E agora?" : critérios para a transferência de jovens "do diurno" para "o noturno"
Autor Gueiral, Ana Figueiredo
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Transferencia escolar
Resumo O presente trabalho teve como objetivo identificar os critérios para a transferência do estudante jovem do ensino fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual de Porto Alegre. Tal pesquisa originou-se a partir de inquietações surgidas em meu estágio docente realizado em uma turma de EJA, na qual recebi estudantes que foram transferidos “para a noite” durante o semestre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumento para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. Foram sujeitos da pesquisa oito educandos: quatro da Totalidade 2 (T2) e quatro da Totalidade 3 (T3). Também participaram da pesquisa cinco docentes, entre eles: a diretora da escola, o vice-diretor do noturno, a orientadora educacional, um professor da T3 e a professora da T2. Para a análise dos dados foram realizados estudos sobre a juvenilização da EJA e dos documentos legais que tratam desta modalidade. Por meio desta pesquisa, podemos considerar que os critérios para a transferência dos jovens nessa Escola são: a idade, os anos de repetência durante o diurno e a indisciplina. Percebe-se que tanto os discentes quanto os docentes concebem a ida para a EJA, apenas, como “troca de turno”, sem considerar que houve uma mudança de modalidade. O estudo sobre os critérios para a transferência dos jovens “do diurno” para “o noturno” pode contribuir para que esta passagem seja problematizada, a fim de que a EJA seja compreendida a partir do seu currículo próprio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88160
Arquivos Descrição Formato
000911294.pdf (368.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.