Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorFumegalli, Daniela Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88163pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva analisar os efeitos de proposições e intervenções didáticas docentes nas produções textuais escolares de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este fim, foram realizadas duas propostas de escrita de textos e uma proposta de reescrita com alunos de 5° ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos produziram textos sem qualquer intervenção docente; no segundo, enquanto os alunos escreviam, a professora pesquisadora acompanhou as produções em andamento, fazendo perguntas e comentários; no terceiro encontro, os alunos reescreveram os textos produzidos no encontro anterior, com base em apontamentos neles realizados relativos à: coesão, coerência, ortografia, pontuação. As intervenções realizadas, bem como as posteriores análises dos seus efeitos, partiram de estudos sobre a produção textual infantil (DALLA ZEN, 2010; GERALDI, 1991; CAGLIARI, 2010), sobre o ensino da ortografia e da pontuação (MORAIS, 2009) e sobre coesão e coerência em textos infantis (PINHEIRO, 2012). As análises tiveram como foco o desempenho dos alunos nas três propostas realizadas. Os resultados indicam que intervenções didáticas que levam os alunos a reflexões metalinguísticas contribuem significativamente para o aprimoramento dos seus textos. Também apontam para o fato de que a motivação para a escrita é um fator de grande relevância nesse processo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleMotivação prévia à escrita e revisão textual orientada : um estudo sobre aprimoramento de textospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911344pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples