Repositório Digital

A- A A+

Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos

.

Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos
Autor Gurgel, Lia Gonçalves
Orientador Karnopp, Lodenir Becker
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de surdos
Literatura
Resumo Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias contribui para a construção de significados pelos alunos e desenvolvimento de suas narrativas. Essa temática justifica-se pelas potencialidades do uso da literatura no âmbito da produção cultural, aquisição da língua brasileira de sinais (Libras) e da escrita do português. Trata-se de uma pesquisa documental, envolvendo a análise de narrativas em Libras, produzidas pelos alunos de uma turma de terceiro ano do primeiro ciclo, de uma escola municipal em Porto Alegre/RS. Os dados foram coletados durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, no primeiro semestre de 2013, e através do Diário de Classe. Fundamentado na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos, este estudo inspira-se em Skliar (1998), Karnopp (2004), Fernandes (1998) e Pereira (2005). Após a análise do material coletado, foram elencados três eixos analíticos: leitura de imagens; construção da narrativa pelo aluno; e articulações entre os saberes, envolvendo as tessituras de conhecimentos e a interdisciplinaridade. A partir dessa investigação, é possível depreender que a literatura, enquanto prática cultural utilizada como proposta de ensino escolar, possui múltiplos usos e funções e contribui significativamente para a aquisição da leitura e da escrita do aluno surdo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88164
Arquivos Descrição Formato
000911348.pdf (1.051Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.