Repositório Digital

A- A A+

Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio

.

Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Explorando Modelos que Envolvem Funções Exponenciais no Ensino Médio
Autor Haselein, Walter Mendes
Orientador Varriale, Maria Cristina
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Funções exponenciais
Modelagem
Modelos matemáticos
[en] Applications of mathematics
[en] Exponential functions
[en] Mathematical models
Resumo Este trabalho apresenta uma abordagem de funções exponenciais a partir da exploração de modelos matemáticos. A prática é baseada nos trabalhos de SKOVSMOSE (2000) e BARBOSA (2001) que propõem a investigação da matemática através de alguns ambientes de aprendizagem. A proposta foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que ainda não havia tido contato com funções exponenciais. Para explorar os modelos, que descrevem diferentes aplicações, foi introduzido o número de Euler. A prática teve seu enfoque na análise dos gráficos dos modelos explorados, em que os alunos investigaram o comportamento das funções em problemas propostos. Os problemas abordaram algumas aplicações dos modelos em situações de realidade e semi-realidade definidos por Skovsmose (2000).
Abstract In this work we present a way of teaching exponential functions starting from mathematical models which involve these functions. The practical is based on SKOVSMOSE (2000) and BARBOSA (2001) works where some learning environments are proposed. The problems presented have addressed some applications of the models in real and semireal situations, as defined by Skovsmove. The proposal was applied to a class of first year of high school, whose students had never heard of exponential functions. To explore the models that describe different applications, the Euler number has been entered. The main focus of the practice was on the graphics analysis of the explored models, in which students investigated the behavior of the functions in the proposed problems.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88268
Arquivos Descrição Formato
000912435.pdf (1.083Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.