Repositório Digital

A- A A+

Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS

.

Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Labotatórios de prática ensino e aprendizagem : uma análise sobre a importância das disciplinas na formação inicial de professores de matemática da UFRGS
Autor Moura, Daniel Santos de
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Formação de professores : Matemática
Laboratorio de ensino
Licenciatura
[en] Graduate
[en] Laboratories of teaching
[en] Mathematics
[en] Teacher formation
[en] Undergraduate
Resumo Neste trabalho pretendo analisar a importância das disciplinas de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem em Matemática na formação inicial de professores de matemática no curso de graduação de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso realizei sessões de entrevistas com seis graduandos e graduados da Licenciatura em Matemática. Esta é uma pesquisa qualitativa cujos dados foram analisados através da depuração dos áudios das entrevistas. Para interpretar e contextualizar as informações obtidas, realizei estudos sobre como disciplinas de teoria e prática, trabalho em equipe e formação inicial de professores. As conclusões apontam para uma significativa relação entre a formação inicial dos professores de Matemática da UFRGS e as disciplinas de laboratório.
Abstract On this work I analyze the importance of the disciplines named “Laboratory of Practice of Teaching and Learning in Mathematics” on teacher formation in mathematics undergraduate degree in mathematics from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this I realized interview sessions with six undergraduates and graduates degree in mathematics. This is a qualitative study whose data were analyzed using the debugging of audio interviews. To interpret and contextualize the information obtained I studied by following lines of research work on topics such as subjects of theory and practice, teamwork and initial teacher training. The findings indicate a significant relationship between the initial training of mathematics teachers at UFRGS and laboratory disciplines.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88274
Arquivos Descrição Formato
000912540.pdf (457.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.