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Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM

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Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM

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Estatísticas

Título Estatística no Ensino Médio : um olhar interdisciplinar a partir do ENEM
Autor Jardim, Fábio dos Santos
Orientador Nunes, Luciana Neves
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de estatística
Ensino médio
[en] Case study
[en] Interdisciplinarity in ENEM
[en] Teaching statistics
[es] Enseñanza de estadística
[es] Estudio de caso
[es] Interdisciplinariedad en el ENEM
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre os conhecimentos de Estatística básica de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, escola federal situada na cidade de Porto Alegre. A partir de uma atividade prática, com foco na proposta interdisciplinar defendida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questões relacionadas ao pensamento estatístico utilizado de forma empírica e ao entendimento dos alunos quanto à relevância do Ensino de Estatística. Embasado na teoria de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), dentre outros autores, defendo a importância de se explorar a Estatística no Ensino Médio, direcionado não só ao ENEM, como também à formação pessoal e ao Ensino Superior. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como ele foi planejado dentro dessa prática e em função dela. Sigo apresentando a descrição das atividades, realizadas em 6 encontros, e minhas análises acerca delas. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o pensamento estatístico se faz presente intuitivamente nos alunos e que se torna relevante seu desenvolvimento, contribuindo de forma positiva para o exercício da cidadania, o Ensino Superior e o mercado de trabalho.
Abstract This paper aims to dissert, in ambit of Mathematic Education, about the knowledge of basic Statistic of a group of students in the 3rd year of High School of Colégio de Aplicação da UFRGS, federal school located in the city of Porto Alegre. From a practical activity, focusing on interdisciplinary proposal defended by Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a case study was conducted to respond to issues related to statistical thinking used empirically and to the students’ understanding about the relevance of Statistical Education. Based on the theory of Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins e Ponte (2010), among other authors, I defend the importance of exploring the Statistics in High School, directed not only to the ENEM, as well as personal formation and High Education. Also explain, through Yin (2001) and Ponte (2006), how a case study is oriented, showing how it was planned within this practice and in accord of that. Follow showing the description of the activities carried out in 6 meetings, and my analysis about them. From the results of this research, I was able to conclude that the statistical thinking is present intuitively in students and its development becomes relevant, contributing positively to the exercise of citizenship, Higher Education and the labor market.
Resumen Este trabajo tiene por objetivo disertar, en el contexto de la Educación Matemática, sobre el conocimiento de Estadística básica de un grupo de estudiantes en el último año del Liceo en el Colégio de Aplicação da UFRGS, escuela federal ubicada en la ciudad de Porto Alegre. A partir de una actividad práctica, centrándose en la propuesta interdisciplinaria defendida por el Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se realizó un estudio de caso para responder a cuestiones relacionadas con el pensamiento estadístico que se utiliza empíricamente y a la comprensión de los estudiantes en cuanto a la pertinencia de la educación estadística. Basado en la teoría de Lopes (1998, 2008), Batanero (2002), Martins y Ponte (2010), entre otros autores, defiendo la importancia de explorar las estadísticas en el Liceo, dirigido no sólo al ENEM, así como a la formación personal y educación superior. También explico, a través de Yin (2001) y Ponte (2006), como es orientado un estudio de caso, mostrando cómo él fue planeado dentro de esta práctica y en su función. Continúo con la descripción de las actividades, realizadas en 6 encuentros, y mis análisis de ellas. A partir de los resultados de esta investigación, me puse capaz de concluir que el conocimiento estadístico se hace presente intuitivamente en los estudiantes y se hace relevante su desarrollo, contribuyendo positivamente al ejercicio de la ciudadanía, educación superior y al mercado de trabajo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88279
Arquivos Descrição Formato
000912643.pdf (1.329Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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