Repositório Digital

A- A A+

A dissertação escolar sob a perspectiva da teoria da relevência

.

A dissertação escolar sob a perspectiva da teoria da relevência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A dissertação escolar sob a perspectiva da teoria da relevência
Autor Janostiac, Isabel da Silva
Orientador Goldnadel, Marcos
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Análise lingüística
Concurso vestibular
Dissertação
Gramática
Interpretacao textual
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Produção textual
Redação escolar
Teoria da relevância
[es] Producción escrita
[es] Teoría de la relevancia
[es] Vestibular
Resumo A avaliação de redações envolve a análise de aspectos gramaticais e de conteúdo. Enquanto a análise do desempenho gramatical depende de verificações bastante objetivas, a análise de questões relacionadas a conteúdos representa um desafio, principalmente no que se refere à explicitação, para o avaliador, do processo de atribuição de nota. Entre os critérios que costumam figurar em instrumentos avaliativos, merecem atenção aqueles que dizem respeito à obediência ao tema e ao desenvolvimento do ponto de vista, à qualidade do conteúdo e ao investimento autoral. Embora, intuitivamente, seja possível depreender a fidelidade ao tema proposto e a capacidade de desenvolver um ponto de vista de uma redação, parece difícil justificar as avaliações desses critérios. A fidelidade ao tema e a capacidade de apresentar um posicionamento pertinente, no entanto, não podem ser medidas apenas a partir da simples verificação da quantidade de informações relacionadas ao assunto e de manifestações explícitas de filiação a determinadas ideias. Além da quantidade de informações, o leitor proficiente espera encontrar qualidade para avaliar positivamente o texto. Essa expectativa encontra explicação adequada na Teoria da Relevância, ed Sperber e Wuilson(1986), paradigma teórico adotado neste estudo para a análise de duas redações de vestibular que receberam notas distintas no critério “Desenvolvimento do Tema e do Ponto de Vista”. O objetivo é ilustrar o princípio de relevância proposto pela TR em dissertações de vestibular, revelando o alcance de suas formulações. Além disso, pretende-se iniciar um debate que possa, futuramente, estimular a elaboração de orientações mais explícitas a professores de português e redação, bem como a integrantes de bancas avaliadoras de concursos.
Resumen La evaluación de textos envuelve el análisis de aspectos gramaticales y de contenido. Mientras el análisis del desempeño gramatical depende de verificaciones muy objetivas, el análisis de hechos relacionados a contenidos presenta un desafío, principalmente no que se refiere a la explicitación, para el evaluador, del proceso de atribución de nota. Entre los criterios que suelen figurar en instrumentos evaluativos, es importante dar atención a aquellos que están relacionados a la obediencia al tema y al desarrollo del punto de vista, a la cualidad del contenido y al investimento autoral. Aunque, de manera intuitiva, sea posible deprender la fidelidad al tema propuesto y la capacidad de desarrollar un punto de vista de una producción escrita, parece difícil justificar las evaluaciones de eses criterios. La fidelidad al tema y la capacidad de presentar un posicionamiento pertinente, todavía, no pueden ser medidas solamente a partir de las simples verificaciones de la cuantidad de informaciones relacionadas al asunto a partir de las simples verificaciones de la cuantidad de informaciones relacionadas al asunto y de manifestaciones explícitas de relación a determinadas ideas. Allá de la cuantidad de informaciones, el lector proficiente espera encontrar cualidad para evaluar positivamente el texto. Esa expectativa encuentra explicación adecuada en la Teoría de la Relevancia, de Sperber e Wilson (1986), paradigma teórico adoptado en este estudio para el análisis de dos producciones escritas de vestibular que recibieran notas distintas en el criterio “Desarrollo del Tema y de Punto de vista”. El objetivo es ilustrar el principio de relevancia propuesto por la TR en producciones escritas hechas en el vestibular, relevando el alcance de sus formulaciones. Allá de eso, se desea iniciar un debate que pueda, futuramente, estimular la elaboración de orientaciones más explícitas a los profesores de portugués y producción escrita, así como a integrantes de bancas evaluadoras de concursos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/88347
Arquivos Descrição Formato
000911729.pdf (1.545Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.