Repositório Digital

A- A A+

A cultura no jornalismo econômico: análise do suplemento Eu&Fim de Semana do jornal Valor Econômico

.

A cultura no jornalismo econômico: análise do suplemento Eu&Fim de Semana do jornal Valor Econômico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cultura no jornalismo econômico: análise do suplemento Eu&Fim de Semana do jornal Valor Econômico
Autor Gomes, Greice Rosane
Orientador Golin, Cida
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo cultural
Jornalismo econômico
Resumo Esta monografia analisa o tratamento que a cultura recebe no jornalismo econômico a partir do estudo pontual do suplemento Eu&Fim de Semana do jornal Valor Econômico, principal periódico focado em economia e negócios do Brasil. O objetivo geral do trabalho é verificar como a cultura é tematizada nessa editoria. Estabelecemos como objetivos específicos identificar de que forma a cultura se relaciona com outros temas prioritários desse tipo de publicação; mapear temas e gêneros presentes na amostra selecionada do suplemento, observando sua frequência e espaço ocupado; verificar o tratamento jornalístico concedido aos temas, relacionando-os ao referencial teórico construído; e inferir sobre os principais valores culturais sistematizados a partir da análise do conjunto de cadernos. Para respondermos ao nosso problema de pesquisa e atendermos aos nossos objetivos, elegemos como corpus seis edições do caderno Eu&Fim de Semana do jornal Valor Econômico publicados de 4 de janeiro a 14 de junho de 2013: o primeiro caderno do mês de janeiro (dia 4), o segundo do mês de fevereiro (dia 8), o terceiro do mês de março (dia 15), o quarto do mês de abril (dia 26), o primeiro de maio (dia 3) e o segundo de junho (dia 14). A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Na etapa de revisão teórica, estudamos as ligações existentes entre cultura e economia e a maneira como o jornalismo recorta essas duas áreas. Através da análise de conteúdo, verificamos que a cultura, mesmo predominante em número de ocorrências ou em espaço ocupado, recebe destaque na publicação quando associada a temas caros ao jornal, principalmente economia e política. Como suplemento cultural, o caderno exerce a função de orientação e hierarquização no mercado da incerteza, servindo como guia de escolha ao leitor. Também identificamos que a abordagem da cultura oferece um caráter distintivo ao suplemento, pois trabalha com assuntos ou produtos artísticos inacessíveis à maior parte da população.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88485
Arquivos Descrição Formato
000912868.pdf (645.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.