Repositório Digital

A- A A+

Os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa nos livros do Harry Potter

.

Os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa nos livros do Harry Potter

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa nos livros do Harry Potter
Autor Sanseverino, Gabriela Gruszynski
Orientador Reginato, Gisele Dotto
Co-orientador Benetti, Márcia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Harry Potter (Personagem)
Jornalismo
Notícia
Resumo A série de sete livros de J.K. Rowling sobre Harry Potter, que teve mais de 400 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro, foi traduzida em 62 idiomas, publicada e reeditada em diversos países. O objetivo geral deste trabalho é analisar os critérios de noticiabilidade e a função social da imprensa nestes livros do Harry Potter. Para tanto, os objetivos específicos são mapear os critérios de noticiabilidade utilizados pelo jornalismo na série de livros, identificar personagens e instituições que exercem papéis ligados à imprensa e compreender o papel social exercido pela imprensa. O método utilizado foi a análise de conteúdo. A base teórica foi elaborada para problematizar o jornalismo como conhecimento do mundo e, a partir disso, pensar como são construídos os critérios de noticiabilidade e como se fundamenta a função social da imprensa. Ao analisarmos os sete livros encontramos oito grupos de critérios de noticiabilidade que são contemplados na série: importância; emoção, suspense ou entretenimento; excepcionalidade; conflito ou controvérsia; negatividade; atualidade ou ineditismo; proximidade; interesse público. A partir dos livros, sistematizamos também três papéis sociais assumidos pela imprensa: informar o que está acontecendo no cotidiano, ditar os assuntos que as pessoas vão falar e conferir credibilidade e prestígio para pessoas, objetos e instituições.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88492
Arquivos Descrição Formato
000913045.pdf (489.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.