Repositório Digital

A- A A+

Jornais universitários: um estudo sobre experiências contemporâneas nas cinco regiões do Brasil

.

Jornais universitários: um estudo sobre experiências contemporâneas nas cinco regiões do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jornais universitários: um estudo sobre experiências contemporâneas nas cinco regiões do Brasil
Autor Guaraldi, Bibiana Rodrigues
Orientador Strelow, Aline do Amaral Garcia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Imprensa universitária
Jornalismo científico
Resumo O tema do presente trabalho são jornais institucionais universitários. Com o objetivo de traçar um perfil das publicações produzidas pelas universidades federais brasileiras, trabalhamos com as matérias de capa das edições publicadas de janeiro a junho de 2013 dos jornais de cinco instituições - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Pará -, cada uma representando uma região do país. Este material foi submetido a uma análise quantitativa para verificar suas características gerais como periodicidade, número de páginas, gêneros jornalísticos mais frequentes, temas mais trabalhados e prevalência de assuntos de interesse interno ou externo à comunidade acadêmica. A partir dos resultados obtidos, selecionamos para compor o corpus ao qual aplicamos análise qualitativa as reportagens (gênero mais frequente) que tratavam tanto de temas ligados à instituição, quanto à ciência (principais temas encontrados). Assim, utilizamos os métodos de análise de conteúdo oferecidos por Bardin, realizando a análise à luz da referenciação teórica sobre comunicação em universidades públicas e jornalismo institucional, apresentada no primeiro capítulo, com base em autores como Kunsch, Barichello e Amadori; e da revisão bibliográfica de autores como Oliveira, Falcão e Marques de Melo a respeito do jornalismo científico, trazida no segundo capítulo. Na análise, pudemos perceber características do jornalismo institucional e do jornalismo científico presentes nos textos, revelando alguns pontos de encontro entre os dois, que são utilizados pelos jornais com o intuito de divulgar o conhecimento produzido pelas universidades. Além da predominância de reportagens e de temas ligados a ciência e instituição, também constatamos que as publicações trazem principalmente matérias de interesse do público interno.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88494
Arquivos Descrição Formato
000913060.pdf (743.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.