Repositório Digital

A- A A+

Crônicas de um sábio aconselhador: narrativas de Carlos Reverbel na Folha da Tarde (1979)

.

Crônicas de um sábio aconselhador: narrativas de Carlos Reverbel na Folha da Tarde (1979)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crônicas de um sábio aconselhador: narrativas de Carlos Reverbel na Folha da Tarde (1979)
Autor Muzykant, Priscila Godoy
Orientador Golin, Cida
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo
Narrativa
Reverbel, Carlos 1912-1997.
Resumo Este trabalho estuda cinco crônicas de Carlos Reverbel publicadas no jornal Folha da Tarde, entre janeiro e setembro de 1979. A questão norteadora da pesquisa é: quais são as figuras do narrador e do narratário presentes nas crônicas de Reverbel e que tipo de relação se estabelece entre ambos? O objetivo geral é identificar a figura do narrador presente nos textos, analisando as estratégias textuais majoritariamente utilizadas na criação do vínculo com o narratário. Por meio de pesquisa bibliográfica buscamos compreender as características do gênero crônica e a sua inserção no espaço jornalístico opinativo de coluna, além de contextualizarmos a trajetória profissional do jornalista Carlos Reverbel. Realizamos análise de narrativa em um corpus de pesquisa composto por cinco crônicas, constatando-se que o narrador utiliza-se de algumas estratégias textuais para comunicar-se com o narratário, assumindo a postura de um sábio aconselhador. Reverbel opina e persuade com argumentação contundente, frequentemente evocando a memória. O narrador exerce funções comunicativa, modalizante, explicativa, testemunhal e avaliativa. Também se apresenta como um crítico contumaz, fazendo uso de humor e ironia, conferindo graça e leveza às crônicas que seduzem o narratário tanto pela proximidade (regionalismo) como pelo conhecimento erudito.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88502
Arquivos Descrição Formato
000912972.pdf (2.253Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.