Repositório Digital

A- A A+

Um crime no altar da história: a representação do museu na literatura policial

.

Um crime no altar da história: a representação do museu na literatura policial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um crime no altar da história: a representação do museu na literatura policial
Autor Fernandes, Mariana Bortoletti
Orientador Oliveira, Lizete Dias de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Museu histórico
Romance policial
Resumo A relação entre museus e a literatura de ficção, no que tange o imaginário, não é um campo explorado, mas que se vê representado nesse trabalho de conclusão de curso. Esse texto tem como principal objetivo a investigação do imaginário de personagens e do narrador de um livro de ficção policial sobre um museu de história. Para tanto, aqui se perpassa a própria história da instituição museal e sua função na sociedade, além da trajetória, o desenvolvimento e a estrutura do romance policial. O livro “Assassinato no Museu Smithsonian”, publicado no Brasil em 1991, da autora americana Margaret Truman, apresenta uma trama que tem como plano de fundo e elo entre personagens o Museu de História Americana do Instituto Smithsonian. A combinação entre um museu e uma trama de investigação, que contém vários e diferentes personagens, resulta em diversas percepções sobre as funções do museu, sobre seus funcionários, sobre seu prédio e sobre a própria concepção dessa instituição. Este trabalho, então, buscou explorar essas percepções e torná-las visíveis.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88675
Arquivos Descrição Formato
000913154.pdf (854.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.