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Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia

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Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia

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Título Marketing e guerrilha: estratégias e táticas em campanhas de baixo investimento em mídia
Autor Zenato, Rafael Beltrame
Orientador Toaldo, Mariângela Machado
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Marketing
[en] Advertising
[en] Alternative media
[en] Guerrilla marketing
[en] Persuasive communication
Resumo Esta pesquisa realiza a análise de três ações de marketing de guerrilha desenvolvidas e implementadas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo tem o objetivo de entender como algumas marcas têm trabalhado estratégias e táticas de marketing de guerrilha para otimizar suas verbas e alcançar resultados planejados em campanhas de baixo investimento em mídia. A base do conteúdo é composta por uma bibliografia que envolve o contexto das áreas de marketing, comunicação persuasiva e marketing de guerrilha. A análise dos dados indicou que as campanhas estudadas – Você Barbie (2013), Prato Consciente (2012) e Brinquedos Imaginários (2012) – auxiliaram os anunciantes a atingir os propósitos e objetivos da comunicação persuasiva, contribuindo para satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo de cada campanha.
Abstract This research performs analysis of three guerrilla marketing actions developed and implemented in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective of the study is to understand how some brands have worked strategies and tactics of guerrilla marketing to optimize their budgets and achieve planned results in low media investment campaigns. The basis of the content consists of a bibliography that involves the context of the areas of marketing, persuasive communication and guerrilla marketing. Data analysis indicated that the studied campaigns – Be Barbie (2013), Conscious Plate (2012) and Imaginary Toys (2012) – helped advertisers reach the aims and objectives of persuasive communication, helping to meet the needs and desires of the target audience for each campaign.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88689
Arquivos Descrição Formato
000913405.pdf (3.228Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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