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O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil

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O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil

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Título O uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasil
Autor Ferreira, Lisiane Ramos
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Marketing viral
Redes sociais
Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir o papel das redes sociais na difusão de informações nas campanhas de marketing viral. Para que isso seja possível, analisou-se os conceitos de marketing viral e memes e sua apropriação no universo publicitário, através, principalmente, do uso dos sites de redes sociais na internet para a divulgação de mensagens e propagação de ideias de forma rápida e de baixo custo. Para isto, foi construída uma argumentação entre a visão mercadológica de ambos os conceitos e a visão acadêmica. Para exemplificar a apropriação dos memes para fins publicitários foi realizada uma análise de caso da utilização feita pela montadora Mercedes-Benz do Brasil do meme Ah lelek lek lek e os resultados que essa ação de marketing trouxeram para a empresa. A fim de viabilizar a execução do trabalho foram entrevistados os diretores de criação da campanha Elisa Gorgatti e Bruno D’Angelo. Além disso, foi obtido o apoio da Fan Page da Mercedes-Benz do Brasil, que assim como Elisa, gentilmente cedeu dados para a melhor compreensão dos resultados da ação. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a ação da Mercedes-Benz não obteve o suporte de um hub específico e a partir das interações entre os atores sociais e devido a características das redes sociais o vídeo se difundiu entre diferentes sites desse tipo. Observando os resultados obtidos, quantitativamente o retorno foi positivo e os objetivos da ação alcançados. Porém, qualitativamente, as reações sobre o vídeo se mantiveram bastante divididas entre críticas, elogios e reações preconceituosas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88694
Arquivos Descrição Formato
000913330.pdf (3.245Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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