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A legitimação da venda de arte contemporânea pela Web: uma análise semiolinguística da comunicação da Saatchi online

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A legitimação da venda de arte contemporânea pela Web: uma análise semiolinguística da comunicação da Saatchi online

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Título A legitimação da venda de arte contemporânea pela Web: uma análise semiolinguística da comunicação da Saatchi online
Autor Menezes, Wolseley Henrique de
Orientador Araújo, Willian Fernandes
Co-orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comércio eletrônico
Mercado de arte
[en] Advertising
[en] Art
[en] E-commerce
[en] E-mail marketing
[en] Saatchi online
[en] Semiolinguistic
Resumo No presente trabalho, buscamos o entendimento de quais estratégias discursivas dos e-mails marketing da galeria virtual Saatchi Online buscam legitimar a venda de arte contemporânea pela web. Realiza-se uma retomada histórica do mercado de arte, resgatando sua gênese e as transformações sofridas nos últimos séculos; são delineados os papéis sociais de diversos atores do mercado de arte e faz-se um diagnóstico do comércio de arte na contemporaneidade a partir da produção intelectual de autores como Moulin (2007) e Veiga (2005, 2010). Explora-se o tema do e-commerce, conceituando-o e apresentando o cenário da venda de obras de arte pela web. Para atingirmos o objetivo proposto, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1999, 2004, 2005, 2010): aplicamos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural. Após a análise, observamos que, no corpus estudado, a Saatchi Online evoca atores clássicos do mercado de arte para legitimar seu discurso. O projeto de influência da galeria virtual empresta de célebres personagens suas identidades, características e modos de organização do discurso. Foram identificados três eixos de construções discursivas, a partir de suas intenções: construção de proximidade com o artista; construção de proximidade com o curador; e convite ao colecionismo.
Abstract In this paper, we seek the understanding of what discursive strategies are used on Saatchi Online’s e-mail marketing to legitimize selling contemporary art on the web. We carry an historical study of art market, rescuing its genesis and transformations in recent centuries; social roles of numerous actors of the art market are delineated and a diagnosis of contemporary art trade is made using authors as Moulin (2007) and Veiga (2005, 2010). This paper also explores the theme of e-commerce, conceptualizing it and presenting the scenario of online artwork trade. To achieve the proposed goal, we use the discourse analysis based on Semiolinguistics of Patrick Charaudeau (1999, 2004, 2005, 2010): a research approach that treats speech as a communicative exchange between partners and language as socio-cultural behavior. After the analysis of our corpus, we observed that Saatchi Online evokes classical actors of the art market to legitimize its speech. The influence project adopted by the virtual gallery is based on famous characters, lending their identities, characteristics and modes of discourse organization. Three groups of discourse constructions were identified: closeness to artists; closeness to curators, and incitation to collecting.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88696
Arquivos Descrição Formato
000913338.pdf (1.369Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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