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Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória

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Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória

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Título Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
Autor Costa, Amanda Zanievicz Silva
Orientador Rodrigues, André Iribure
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Agência de publicidade
Marca
[en] Advertising communication
[en] Brand
[en] Escala
[en] Identity
[en] Positioning
Resumo O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário.
Abstract This study aims at identifying and analyzing the key elements of Escala’s (an advertising agency in Southern Brazil) brand positioning communication, in the construction of its identity throughout its trajectory. This project was developed from a study that applies theoretical concepts and guidelines of the advertising and marketing areas to the reading of the ads that have been displayed on newspapers on the occasion of Escala’s 20th, 25th, 30th, 35th and 40th anniversaries. The methodology consists of a documentary research and a content analysis, which allowed rescuing significant elements in the history of the agency and relating to its brand construction and communication. Thus, this study aims to verify how, based on its characteristics and on historical events of the agency’s journey, the Escala brand has developed and consolidated its positioning based on its trajectory, culminating on its forty years of experience in the advertising market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88703
Arquivos Descrição Formato
000913289.pdf (5.254Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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