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Mexendo com os sentidos: o uso da música como ferramenta de marketing

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Mexendo com os sentidos: o uso da música como ferramenta de marketing

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Título Mexendo com os sentidos: o uso da música como ferramenta de marketing
Autor Bastian, Gustavo Henrique
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Marketing
Música
[en] Consumer behavior
[en] Music
[en] Sensory marketing
[en] Sound branding
Resumo Este trabalho propõe uma discussão sobre o uso da música como uma ferramenta de marketing sensorial. Através de pesquisa bibliográfica, o estudo apresenta a evolução do marketing, descrevendo as alterações que ampliaram seu campo de atuação no mercado. Identifica a integração dos sentidos às estratégias de comunicação como um dos mais importantes avanços da teoria de marketing. Nesse caminho, propõe que a maneira encontrada para se conectar com os consumidores e entender suas motivações de compra foram as estratégias focadas na experiência. Apresenta os estudos realizados no ambiente de compra, mostrando que é possível moldar as percepções de um bem ou serviço através de estímulos sensoriais. Caracteriza a música como um estímulo de fácil reconhecimento e absorção pelas pessoas, pois provoca reações imediatas no comportamento do consumidor. Analisa sua ação no cérebro e sobre as emoções. Discute o uso da música como um estímulo sonoro no ambiente de compra, para então, apresentar a conceituação de sound branding e suas aplicações no universo de um marca.
Abstract The current work proposes a discussion about the use of music as a plataform for sensory marketing. Based on bibliographical research, this work presents the evolution of marketing strategies, describing how its participation within the market provides brand growth. Identifying the integration of senses in communication strategies is one of the most consistent advances for the marketing theory. In this way, shows that the construction of sound found its connection with consumers, extending their motivation and the perception with buying, as a mean to provide experiences or impulse. Presents three studies reporting that is possible to shape perception of product or service through sensory stimulation. Featuring music as a stimulus, is easy to be recognized and absorbed by consumers because of its immense power over the human behaviour, especially examining how music affects the brain and emotions. Discusses the use of music as a stimuli in the market place and presente the concepts of sound branding and how it can be applied to build brands.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88710
Arquivos Descrição Formato
000913309.pdf (698.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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