Repositório Digital

A- A A+

A estética, o estático e o efêmero: a evolução visual na fotografia de moda ao longo da história

.

A estética, o estático e o efêmero: a evolução visual na fotografia de moda ao longo da história

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A estética, o estático e o efêmero: a evolução visual na fotografia de moda ao longo da história
Autor Mager, Rennan Emmanuel Garcia
Orientador Barros, Ana Taís Martins Portanova
Co-orientador Lohmann, Renata
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Fotografia
Moda
[en] Aesthetics
[en] Fashion
[en] Photography
[en] Vogue
Resumo O presente trabalho tem como objetivo estudar a estética fotográfica nas publicações de moda. São levantadas questões históricas e evolutivas referentes ao universo fashion, à fotografia e aos modelos. Toma-se a revista Vogue UK como objeto empírico devido ao seu pioneirismo na área. Nas capas de setenta edições, recobrindo um período de oitenta e um anos, analisam-se aspectos técnicos das fotografias, aspectos relativos aos modelos retradados, à conjuntura social e política de publicação. Também é estudada a unidade visual entre as edições da revista. Conclui-se que, apesar da grande liberdade possibilitada pela cultura da moda e pela tecnologia alcançada pelo equipamento fotográfico, um conservadorismo formal e institucional ainda é dominante frente à editoria de uma das revistas mais influentes do segmento.
Abstract The objective of this work is to study the photographic aesthetics on fashion publications. Historical and evolutionary issues are raised referring to the fashion universe, photography and models. The magazine Vogue UK is used as an empirical object due to its pioneering in the area. On the covers of seventy editions, covering a period of eighty one years, are analyzed technical aspects of photographs, aspects relative to the portrayed models, to social and political conjuncture of publication. Also, it is studied the visual unit between all magazines editions. It is concluded that, despite the great freedom enabled by the fashion culture and by the technology achieved by photographic equipment, a formal and institutional conservatism is still dominant to the editors of one of the most influential magazines of the segment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88711
Arquivos Descrição Formato
000913312.pdf (3.750Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.