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Entre a plataforma e o salto agulha: a publicidade de calçados nas revistas Elle e Máxima

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Entre a plataforma e o salto agulha: a publicidade de calçados nas revistas Elle e Máxima

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Título Entre a plataforma e o salto agulha: a publicidade de calçados nas revistas Elle e Máxima
Autor Ávila, Ana Luiza
Orientador Gruszynski, Ana Claudia
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Calçado feminino
Publicidade
Resumo A pesquisa tem com objeto de estudo os anúncios publicitários da moda calçadista publicados nas revistas Elle e Máxima no período de maio a agosto de 2013 (exceto na revista Máxima em que o período é de maio a setembro, sem contemplar o mês de agosto), totalizando 8 edições. Seu objetivo foi o de identificar características do discurso da comunicação para os públicos de classes AB e C, tendo em vista tendências de mercado e do segmento, assim como em estudos já realizados na área. Focamos-nos principalmente na configuração visual dos anúncios, observando os elementos que os constituem. Os procedimentos metodológicos abrangeram a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo, que orientaram a estruturação do trabalho em três partes. Na primeira, trata-se da publicidade e de suas principais atribuições, relacionado-a a moda e aos calçados femininos. Na segunda, nos detemos na caracterização do meio revista, apresentando os principais elementos a serem observados na análise do corpus. Na terceira parte, realizamos o detalhamento dos procedimentos metodológicos, apresentação e discussão dos dados levantados. Por meio da investigação, foi possível observar que a construção dos anúncios de calçados em revistas de moda apresenta características recorrentes em todas as peças analisadas, deixando em evidência o elemento principal do anúncio e proporcionando uma leitura orientada sobre o que está sendo anunciado. Ainda assim, os anúncios de calçados presentes em ambas as publicações possuem estratégias distintas: em Máxima a credibilidade da marca está atrelada a usabilidade, qualidade e funcionalidades do calçado e, em Elle, é o produto que ganha credibilidade por carregar, em seu design, uma marca famosa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88713
Arquivos Descrição Formato
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