Repositório Digital

A- A A+

Aprendizagem em jogo: a intencionalidade do ensinante propiciando o protagonismo do aprendente.

.

Aprendizagem em jogo: a intencionalidade do ensinante propiciando o protagonismo do aprendente.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprendizagem em jogo: a intencionalidade do ensinante propiciando o protagonismo do aprendente.
Autor Schneider, Leonardo Franco
Orientador Junqueira, Heloisa
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem
Ciências
Ensino fundamental
Resumo Nesta pesquisa, desenvolveu-se o estudo das concepções dos aprendentes, além da importância do jogo na construção do conhecimento e no ensino de Ciências. O estudo teve o objetivo de compreender a intencionalidade da relação ensinante-aprendente, através do processo de ensino-aprendizagem, em situações em que é propiciado o protagonismo (autoria e autonomia) do estudante. Diversos autores como Piaget e Vygotsky, tem ressaltado a importância das interações sociais para a aprendizagem e o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. A pesquisa seguiu o método qualitativo de análise de conteúdo de forma categorial e interpretativa. Os trabalhos foram desenvolvidos junto a 11 educandos da 7ª série do ensino fundamental na Escola Ana Maria Monteggia. Coletou-se diversos tipos de dados, como os registros de respostas a um questionário de sondagem dos conhecimentos prévios, representações do caminho percorrido pelo alimento no corpo em desenhos, registro das formas de participação em um jogo, no diário do educador, entre outros. Através de fragmentos de respostas e interpretação das atividades propostas aos estudantes, analisaram-se as diferentes concepções dos aprendentes quanto ao sistema digestório. Esta interpretação levou ao estudo dos níveis de formulação e dos patamares de integração das representações dos aprendentes (Giordan & Vecchi, 1996) ao longo da pesquisa. A descrição do jogo, de dinâmicas em grupo e das reações observáveis dos educandos possibilitou o entendimento da importância de trabalhar a zona de desenvolvimento proximal para o planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88714
Arquivos Descrição Formato
000914002.pdf (1.793Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.