Repositório Digital

A- A A+

Biblioteca escolar Aldo Locatelli e a mediação da leitura: estudo de caso

.

Biblioteca escolar Aldo Locatelli e a mediação da leitura: estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Biblioteca escolar Aldo Locatelli e a mediação da leitura: estudo de caso
Autor Tutida, Claudia
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Leitura
[en] Librarian
[en] Mediation of reading
[en] School library
Resumo Analisa a mediação da leitura entre o bibliotecário e alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública estadual de educação em Porto Alegre. Apresenta considerações sobre a leitura, a escola, os estudantes, a biblioteca escolar e a mediação da leitura. Aborda conceitos de mediação da leitura aplicados à biblioteca escolar. Consiste em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo são 16 estudantes do Ensino Fundamental e uma bibliotecária da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados consistiram em: entrevistas semi-estruturadas e observação direta. A análise de dados se deu a partir do referencial teórico e dos dados coletados. Conclui que ocorre a mediação da leitura através de atividades variadas como o Serviço de Referência, Hora do Conto e as interações e mediação entre a bibliotecária e os estudantes.
Abstract Mediation analyzes of reading between the librarian and students from the 2nd to 5th year of elementary school in the public state education in Porto Alegre. Presents considerations about reading, school, students, the school library and reading mediation. Addresses concepts of reading mediation applied to library school. Consists of an exploratory qualitative approach. The subjects are 16 elementary school students and a librarian at the State School of Basic Education Fernando Gomes. The data collection instruments used were: semi-structured interviews and direct observation. The analysis of data was from the theoretical framework and the data collected. Concludes that mediation occurs reading through various activities such as Reference Service, Story Time and interactions and mediation between the librarian and students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88775
Arquivos Descrição Formato
000913490.pdf (286.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.