Repositório Digital

A- A A+

Biblioteca Setorial de Educação da UFRGS: estudo de caso sobre o serviço de referência

.

Biblioteca Setorial de Educação da UFRGS: estudo de caso sobre o serviço de referência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Biblioteca Setorial de Educação da UFRGS: estudo de caso sobre o serviço de referência
Autor Roussos, Bruno
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca universitária
Serviço de referência
[es] Biblioteca Setorial de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul
[es] Estudio de caso
[es] Servicio de referencia
Resumo O presente estudo exploratório, de abordagem qualitativa, de método descritivo e interpretativo, caracteriza-se como um estudo de caso da Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), que busca analisar as necessidades informacionais dos alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, assim como verificar se as mesmas são atendidas. Contempla um referencial teórico da área a fim de embasar sua metodologia baseada nas ferramentas de coleta de dados, de observação e entrevista semiestruturada. Analisa as ferramentas e mecanismos de busca utilizados pelos usuários, a autonomia diante do acervo, assim como a qualidade do Serviço de Referência oferecido na Biblioteca. Conclui que os usuários em sua maioria utilizam-se do acervo para fins acadêmicos, que permanecem conservadores ao preferir o Serviço de Referência Presencial ao invés do Virtual, e que é satisfatório o auxílio oferecido pelos servidores da Biblioteca Setorial.
Resumen El presente estudio exploratorio, de enfoque qualitativo, de método descriptivo y interpretativo, que se caracteriza como un estudio de caso de la Biblioteca Setorial de Educação da Faculdade de Educação de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BibEdu/UFRGS), que busca analizar las necesidades de informacion de los estudiantes de pregrado e postgrado de la Universidad, así como verificar se estas son atendidas. Incluye uma área teórica com el fin de apoyar su metodologia basada em herramientas de recogida de datos, de las entrevistas semiestructuradas y observación. Analiza las hierramientas y motores de búsqueda utilizados por los usuários, la autonomia en el acervo, así como la calidad del Servicio de Referencia que se oferece em la Biblioteca. Concluye que los usuarios en su mayoría utilizan el acervo para fines académicos, continuando conservadores al preferir el Servicio de Referencia Presencial en lugar de lo Virtual, y que és satisfactoria la assistência oferecida por las personas de la BibEdu/UFRGS.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/88778
Arquivos Descrição Formato
000913500.pdf (703.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.